Plasmodium falciparum
MORFOLOGIA
Formas evolutivas:
1)EXTRACELULARES(Infectantes): Esporozoítos, Merozoítos e Oocineto
2)INTRACELULARES: Trofozoítos, Esquizontes e Gametócitos
OBS.: Nas formas extracelulares uma membrana externa simples e uma membrana interna dupla envolvem o citoplasma, enquanto que nas formas intracelulares ela está ausente.
*Gametócito
*Trofozoíto
CICLO BIOLÓGICO
O inseto vetor inocula a forma esporozoítica no humano por meio de sua saliva durante o repasto sanguíneo. Estes esporozoítos alcançarão a corrente sanguínea e terão movimentação graças às proteínas presentes em sua parede, mas esta durará pouco tempo. Ocorrerá uma invasão ao hepatócito onde passarão a forma de trofozoítos dando a origem aos esquizontes teciduais. Logo após a multiplicação a forma em que se encontram já é a de merozoíto, responsável por invadir eritrócitos. Após a invasão ele torna a forma de trofozoíto que formará esquizontes que se diferenciarão em merozoítos que atacarão novos eritrócitos. A diferenciação em estágios de gametócitos só ocorre após sucessivas divisões.
A fêmea do inseto anofelino ingere os gametócitos durante o repasto sanguíneo e só eles conseguirão evoluir devido a reprodução sexuada que ocorrerá no intestino médio do inseto. Após a fecundação do gametócito masculino com o feminino e a consequente formação de um zigoto, há a formação do oocisto. Com a divisão esporogônica, os esporozoítos liberados após o rompimento do oocisto chegam até as glândulas salivares do mosquito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário